Valverde Hotel reabre renovado
O dobro dos quartos, um novo restaurante Sítio, o mesmo luxo discreto

O icónico Valverde Hotel, localizado na Avenida da Liberdade em Lisboa e membro da reconhecida cadeia internacional Relais & Châteaux, reabriu após três anos de processo de ampliação. O hotel conta agora com 48 quartos e suítes, um restaurante Sítio completamente novo, um espaçoso bar, uma nova sala de estar com luz natural e varanda sobre o emblemático páteo interior do hotel, uma piscina de água aquecida em piso elevado, ginásio, sala de tratamento e uma nova receção.
A ampliação foi da responsabilidade de Diogo Rosa Lã e José Pedro Vieira da Bastir, o mesmo atelier que assegurou a arquitetura e design de interiores do primeiro projeto, e resulta da união de dois edifícios adjacentes localizados na Rua de São José ao edifício original.
O hotel de cinco estrelas mantém o espírito das townhouses londrinas e nova-iorquinas que sempre o caracterizou, dando continuidade à linguagem clássica e elegante do Valverde original. O conforto e a sensação de “casa” são conferidos pelos móveis contemporâneos, obras de arte, objetos e antiguidades que foram criteriosamente escolhidos ao longo do tempo e distribuídos um pouco por todo o hotel.
Os 26 novos quartos surgem como um complemento natural dos 22 localizados no edifício original (que eram 25, tendo o hotel abdicado de três para a criação da Sala Jardim), apresentando o mesmo ambiente marcado por paredes de cores profundas que contrastam com os tecidos claros e as sirgarias coloridas. Destes novos quartos, 10 encontram-se virados para o páteo, apresentando grandes varandas privadas que os prolongam em direção ao exterior, reforçando ainda mais a presença do preto e do verde desde sempre associados à imagem do hotel.
A piscina e o terraço jogam com o contraste entre as grandes superfícies em metal preto, o azulejo da mesma cor do interior do tanque e a pedra tradicional de Lisboa, o Lioz. Também aqui o verde marca a sua presença, tanto nas enormes floreiras que compõem o pano de fundo, como nas coberturas ajardinadas que fazem a ligação entre os edifícios.
O novo restaurante Sítio
Com uma atmosfera ainda mais intimista e sofisticada, o novo restaurante Sítio é um dos espaços mais marcantes do hotel, com os seus painéis de madeira retro iluminados, o teto em Burel bordado, o pavimento em azulejo vidrado e as janelas até ao chão com vistas rasgadas sobre o Páteo. O restaurante conta ainda com um espaço exterior coberto com capacidade para 10 pessoas, a juntar aos 34 lugares disponíveis no interior.
A ementa do novo Sítio vem dar continuidade à cozinha de autor da Chef Carla Sousa, apresentando novas técnicas: uma cozinha portuguesa contemporânea inspirada nas suas raízes cabo-verdianas e na gastronomia nacional, que assegura ser a melhor do mundo – e ditada pela sazonalidade dos alimentos e por aquilo que de mais fresco o mercado tem para oferecer. O resultado é uma verdadeira viagem gastronómica e sensorial em que cada prato é uma explosão de cores, aromas e sabores e o todo é infinitamente maior que a soma das partes.
O Valverde Hotel
O Valverde Hotel foi inaugurado em 2014, inspirado pela memória da antiga Avenida da Liberdade. Um verdadeiro oásis de conforto e luxo discreto em pleno coração da cidade, o hotel conta com um serviço acolhedor, personalizado e atento, onde tudo foi pensado ao pormenor para que o cliente se sinta em casa.
A decoração original esteve a cargo de José Pedro Vieira e Diogo Rosa Lã do atelier Bastir, que fizeram a recuperação do edifício de 1889 e o tornaram numa espécie de casa ampliada, marcada por um ambiente profundamente intimista. E que voltam agora à cena para assinar o processo de ampliação do hotel.
Entrada e Receção
A partir da entrada e da nova receção, cria-se uma sucessão de espaços com uma escala marcadamente intimista, que partilham entre si uma linguagem comum, quente mas depurada, e ganham sofisticação com as peças únicas presentes no espaço e que lhe conferem uma atmosfera residencial.
Sala Valverde
A Sala Valverde, situada perto da entrada do hotel, mantém a sua alma original e remete para o imaginário da antiga “sala de visitas”. Virada para a Avenida da Liberdade, é o local perfeito para uma conversa, uma leitura, um chá ou uma pausa entre compras.
Sala Jardim
No piso da receção encontramos agora uma nova sala de estar, que se prolonga em direção ao jardim através de uma espaçosa varanda. A decoração é simultaneamente elegante e acolhedora, tornando-a o palco ideal para uma reunião de trabalho, um evento privado ou um cocktail ao final da tarde.
Sala de Cinema
A sala de cinema é outro espaço que se mantém inalterado, com a sua icónica biblioteca, sofás encarnados e papel de parede Fornasetti. Um versátil espaço privado onde poderá assistir a um filme, ler um livro, ter uma conversa mais recatada ou beber um chá com scones.
O Páteo
O emblemático páteo do Valverde Hotel mantém a sua alma original com o rigor do fundo negro quebrado pela frescura da vegetação abundante, vasos de terracota de diferentes alturas e mobiliário de exterior adornado com tecidos coloridos. Inesperadamente recatado, silencioso e acolhedor, este continua a ser o espaço perfeito para um lanche al fresco, uma conversa de negócios privada ou um copo ao final da tarde.
Quartos & Suites
Os corredores mantêm-se sóbrios e silenciosos, aumentando a expectativa para o ambiente dos quartos, os quais apresentam uma atmosfera sofisticada e acolhedora, marcada pela presença de mobiliário eclético conjugado com quadros antigos e uma iluminação cuidada. Apesar de cada quarto ser diferente, apresentando uma cor e uma personalidade próprias, todos eles transmitem uma enorme sensação de conforto, como se tivéssemos chegado a casa.
Bar Sítio
O Bar funciona agora no espaço anteriormente ocupado pelo restaurante, que mantém o ambiente elegante e acolhedor que sempre o caracterizou com o seu duplo pé-direito e mobiliário moderno misturado com gravuras do século XVIII e uma iluminação decorativa diversificada e eclética. O Bar disponibiliza ainda uma carta de clássicos e um serviço de chá da tarde, os quais também podem ser usufruídos no Páteo.