Restaurante Sítio apresenta Chef Bruno Caetano Oliveira

Restaurante Sítio apresenta Chef Bruno Caetano Oliveira

O restaurante Sítio, localizado no Valverde Hotel, em Lisboa, membro da reconhecida cadeia internacional Relais & Châteaux, tem um novo chef e uma nova carta. Oito anos volvidos desde a abertura do restaurante e quase dois desde a mudança para um novo espaço, na ala mais recente do hotel, o Sítio prepara-se para entrar numa nova fase, em que a gastronomia portuguesa é a grande protagonista, pelas mãos do chef Bruno Caetano Oliveira.

Como chef executivo do restaurante Sítio, Bruno Caetano Oliveira prepara-se para dar asas à sua cozinha de assinatura: uma cozinha mediterrânica inspirada nas memórias, referências e tradições da gastronomia portuguesa, combinadas com sabores e aromas de outras paragens. Aliás, a inspiração não podia ser outra se não Portugal: Bruno cresceu e aprendeu a cozinhar com aquilo que a terra, o mar e as gentes locais tinham para oferecer, pelo que cedo aprendeu a importância da sazonalidade, dos produtores mais próximos, da sustentabilidade, do espírito criativo e, claro, da Portugalidade.

As cartas e os pratos são criados de acordo com as estações do ano e os ingredientes da época. Os produtores são eminentemente nacionais, sendo que Bruno conhece-os a todos pelo nome. E sempre que algum ingrediente novo entra na cozinha, a primeira coisa que pergunta à sua equipa é “quantas vidas vêem aqui?”. Que é como quem diz, que múltiplas utilizações conseguimos dar a esta abóbora, a este tomate ou a estes brócolos, para que os utilizemos na totalidade e nada se estrague?

Bruno é fascinado por Portugal e pela enorme riqueza de ingredientes e técnicas que compõem o nosso património gastronómico, mas confessa que gosta particularmente de cozinhar peixe e marisco, “pela sua sensibilidade” – e rejubila sempre que recebe um carregamento de ostras da Ria Formosa, carabineiros de Sagres ou peixe fresco vindo diretamente da lota de Peniche. Não imagina a vida sem azeite, alho e cebola e é na alta cozinha que se sente como peixe na água. Mas apesar disso – ou talvez por isso mesmo – uma das coisas que mais gosta de cozinhar é arroz: porque, para além de ser um ingrediente com fortes raízes na cultura portuguesa, é extraordinariamente versátil. E o remete de imediato para os dias felizes da sua infância.
É com estes valores que Bruno se prepara para dar aquele que se adivinha como o passo mais importante da sua carreira, ao trazer uma cozinha plena de sabor, caráter e significado ao seu Sítio no coração da cidade.

O Restaurante Sítio
Localizado no Valverde Hotel, em Lisboa, o restaurante Sítio foi inaugurado em 2014, tendo ganho um novo espaço após a ampliação do hotel, em 2021. Apresentando uma atmosfera intimista e sofisticada, o restaurante é um dos espaços mais marcantes do hotel, com os seus painéis de madeira retro iluminados, o teto em Burel bordado, o pavimento em azulejo vidrado e as janelas até ao chão com vistas rasgadas sobre o emblemático Páteo do hotel. O restaurante conta ainda com um espaço exterior coberto com capacidade para 10 pessoas, a juntar aos 34 lugares disponíveis no interior e às mesas espalhadas pelo Páteo, naquela que é a esplanada mais bem escondida de Lisboa.