MUSEU MEDEIROS E ALMEIDA
Situada no centro de Lisboa, a coleção de artes decorativas de António de Medeiros e Almeida (1895-1986) está exposta na casa que o empresário e colecionador português habitou e transformou em Museu em 1972.
António de Medeiros e Almeida foi uma figura de prestígio no plano empresarial português tendo-se destacado, na importação de automóveis ingleses, na aviação comercial e nas indústrias açorianas do açúcar e do álcool.
Casado em 1924 com Margarida Pinto Basto (1898-1971), o casal adquire em 1943 um palacete, no centro de Lisboa. Em 1946, após obras de adaptação, aí fixam residência.
No pós II Guerra Mundial, a consolidação do seu percurso profissional, abre a Medeiros e Almeida as portas do mercado de arte internacional, permitindo-lhe comprar nas mais afamadas leiloeiras e antiquários europeus e adquirir o estatuto de grande colecionador.
Desde meados dos anos 60 que o casal pretende garantir a união e conservação do espólio colecionado ao longo dos anos.
Em 1972 Medeiros e Almeida cria uma Fundação com o seu nome com o objetivo de: “… dotar o País com uma Casa-Museu…” que virá a abrir ao público em 2001, cumprindo a sua vontade.
A coleção compreende duas áreas museológicas distintas; a ala que foi habitada pelos donos da casa e que foi mantida tal como estava e a que foi construída sobre o jardim da moradia.
Nas 27 salas expõem-se cerca de 2.000 obras de arte nacionais e estrangeiras incluindo mobiliário, pintura, escultura, têxteis, ourivesaria, joalharia, cerâmica, leques e arte sacra, que vão do século II a.C. ao século XX.
A coleção caracteriza-se por um gosto muito eclético, de predominância francesa, destacando-se quatro coleções expostas em salas próprias: a dos Relógios, a de Porcelana da China, a das Pratas e a dos Leques.
São tantas as histórias que é preciso vir ver e conhecer o Museu ao vivo! Esperamos por si, de 2ª a sábado, das 10h às 17h.
LOCALIZAÇÃO E CONTACTOS
Rua Rosa Araújo, 41
1250-165 Lisboa
PORTUGAL
+ 351 21 354 7892
www.museumedeirosealmeida.pt