Maria João Bahia a criadora dos Globos de Ouro

Maria João Bahia a criadora dos Globos de Ouro

Foi em 1996 que a Designer Maria João Bahia desenhou e apresentou o primeiro Globo de Ouro da SIC e SIC/Caras. Desde então a Designer ficou com a responsabilidade de conceber os troféus.

O desafio era criar um objeto que honrasse o nosso passado histórico e que homenageia todos os anos, personalidades que se tivessem destacado no nosso país, na Cultura, Literatura, Música, Teatro, Televisão, Desporto, Entretenimento, etc.

“Foi um projeto que me honrou fazer, muito ambicioso, pois criar um troféu para homenagear o que de melhor existe em Portugal era uma enorme responsabilidade”, recorda Maria João Bahia.

Os elementos históricos que serviram de inspiração, foi o padrão dos descobrimentos e a esfera armilar, que representam momentos heroicos da história de Portugal.

Ao longo dos anos, os Globos evoluíram, não na sua essência, mas na sua dimensão. Continuam a ser elaborados da mesma forma artesanal, tendo agora o dobro do tamanho e peso. Todos os troféus são banhados a ouro.

“Este ano comemoramos 25 anos de grandes momentos históricos no mundo da cultura da arte. É uma data especial para todos nós. Que honra, para cada artista, ter o seu trabalho reconhecido no fim de um árduo ano. Que gratificante é saber que o mundo nos aprecia, nos vê, que fazemos a diferença na vida dos outros. Parabéns SIC por continuar a premiar e a valorizar o que de melhor se faz em Portugal. É para mim, uma honra fazer parte deste projeto” – Maria João Bahia.

 



This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.