“História Com Voz”: As Estátuas da Freguesia de Santo António Ganharam Vida

“História Com Voz”: As Estátuas da Freguesia de Santo António Ganharam Vida

 

 

 

 

Alegoria Rio Tejo

O conceito é simples, mas a execução é inovadora. Ao apontar a câmara do telemóvel para o QR code colocado junto a cada estátua, os visitantes são surpreendidos com uma chamada telefónica do próprio retratado.

Este projeto abrange 22 estátuas espalhadas pela Freguesia de Santo António, maioritariamente localizadas na Avenida da Liberdade, cada uma delas com a voz de um artista a “falar” com os visitantes.

Entre as vozes selecionadas para dar vida a estas estátuas, destacam-se nomes conhecidos do público português como: Herman José; Júlio Isidro; David Fonseca; Marina Mota; Fernando Mendes; António Raminhos; Fernando Rocha; Nilton; Carlos Cunha; Ricardo Carriço; Guilherme Filipe; Joana Cruz; João Frizza; José Raposo; Ricardo Castro; Bruna Andrade; Luís Lourenço; Simão Morgado; Jorge Mourato; José Pedro Vasconcelos; Filipa Veiga; Afonso Pimentel; Diogo Branco; Vasco Morgado.

O rigor histórico dos conteúdos escritos é assegurado pelo Centro Nacional de Cultura, enquanto o humor é adicionado por Nilton nos seus textos, garantindo uma experiência informativa e divertida.

A cerimónia de apresentação, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, diversas entidades e órgãos de comunicação social, as “vozes” responsáveis por dar vida às estátuas, e os fregueses de Santo António.

O Presidente da Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, expressou a sua satisfação com esta iniciativa, considerando “uma honra” colocar “grandes vultos da história” em diálogo direto com os fregueses e visitantes.

Já o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, sublinhou a importância de colocar “a cultura em primeiro plano”.

Este projeto, sem paralelo, não só convida os fregueses e visitantes a explorar as 22 estátuas situadas na Freguesia de Santo António, mas redefine a interação dos públicos com o património histórico nacional.

O projeto “História Com Voz” surge como uma iniciativa original, que contribui para a divulgação e preservação do património histórico da Freguesia.

Assim, abre-se uma janela para o passado, numa fusão entre cultura, tecnologia e entretenimento, de forma inovadora.