Descubra a Flagship Store da Massimo Dutti
Palacete do século XIX foi reabilitado preservando os elementos originais
A flagship store da Massimo Dutti encontra-se no nº 193 da histórica Avenida da Liberdade e ocupa o interior de uma antiga casa senhorial de estilo neoclássico, que foi totalmente reabilitada, incluindo o exterior. O projeto de decoração interior contou com a participação de uma reconhecida equipa de profissionais – Estúdio Lázaro Rosa Violán – encarregados do projeto de interiorismo. Anoche para o desenho de iluminação e Jesús Moraime para o projeto de Paisagismo.
A loja dispõe de três pisos abertos ao público que acolhem as diferentes coleções da Massimo Dutti. Na cave encontra-se uma parte da Coleção Women, a nova coleção de perfumaria Massimo Dutti Scents Collection, que ocupa uma sala na antiga cozinha da casa; existe uma zona de provadores precedida por uma saleta para aguardar e descansar. O piso 0 ou piso térreo está destinado a acolher por completo a Coleção Women, enquanto o piso 1 albergará a Coleção Men; o piso 1 dispõe de uma área específica para a Coleção Vestir e Personal Tailoring. Neste mesmo piso existe ainda uma zona para acessórios, na antiga torre da casa e uma magnífica livraria na área das caixas. A livraria está vocacionada para a exposição e venda de uma coleção de livros criteriosamente escolhidos, editados pela prestigiada editora alemã Taschen, sobre moda, design e fotografia.
Um edifício do séc XIX classificado como Monumento de Interesse Público
O edifício em questão está situado num lote de gaveto entre a Avenida da Liberdade e a Rua Barata Salgueiro. Construído num estilo tardo-romântico, este palacete apresenta elementos construtivos de inspiração nas beaux-arts, nomeadamente no detalhe das peças em ferro e aço e na originalidade da sua decoração interior. De planta retangular, o palacete é composto por 4 pisos e um torreão. Ainda que não exista um registo preciso sobre os usos do espaço interior, pode-se afirmar com alguma segurança que o piso de cave, que se encontra pouco abaixo da cota da Avenida da Liberdade, destinava-se aos espaços de serviços, o piso térreo e o primeiro piso eram os espaços mais nobres, destinados às atividades de lazer (sala de estar, jantar, biblioteca, etc.) e aos quartos de dormir, e o piso em mansarda seria destinado aos aposentos dos criados. A cobertura é revestida de telhas negras afrancesadas. O edifício desenvolve-se de acordo com as boas práticas da época, sendo o piso térreo sobrelevado cerca de meio piso, e ao longo dos anos sujeito a algumas alterações, nomeadamente ao nível da fachada principal e no torreão.
Com a recente intervenção, o edifício foi alvo de reformulações interiores de pequena escala. Até à data da intervenção, o edifício encontrava-se devoluto e com a Intervenção da Massimo Dutti o imóvel foi valorizado. Todas as intervenções realizadas visaram ser reversíveis, podendo, em qualquer momento, devolver o edifício ao estado original antes da intervenção. Foi construído um novo volume com uma localização que se considera de menor impacto junto à fachada lateral sul. Trata-se de um volume constituído por escadas e elevador de acesso entre os pisos -1 e o piso 1, garantindo condições para satisfazer os requisitos de segurança contra incêndios e acessibilidades para pessoas de mobilidade reduzida. O objetivo principal é reabilitar o edifício, tornando-o mais apelativo e impedir a continuação da degradação do património, dando uso ao edificado, requalificando a cidade de Lisboa e protegendo o património português.
A luz enquanto elemento funcional e estético
Tendo em conta as características especiais do edifício a reabilitar, a Massimo Dutti entregou o projeto de iluminação ao famoso estúdio, Anoche Iluminación Arquitectónica. O projeto desenvolveu-se em diferentes etapas e zonas, tendo em conta o trabalho com a equipa de arquitetura da Massimo Dutti, a equipa de design de interiores e de paisagismo.
A equipa de Anoche concebeu um projeto de iluminação para manter o edifício totalmente iluminado após o encerramento da loja ao público. O objetivo principal é manter um caráter residencial e o ambiente acolhedor e quente de um lar. Todo o projeto de iluminação cumpre os princípios de eficiência impostos pela Massimo Dutti que, além de satisfazerem as necessidades visuais e criarem ambientes saudáveis, seguros e confortáveis, utilizam os recursos tecnológicos mais adequados.
Preservando a imagem de edifício histórico, a equipa de Anoche pretendeu criar uma iluminação adequada às necessidades comerciais da marca, mantendo o caráter residencial e o ambiente acolhedor. Assim, proporcionar uma iluminação direta dos produtos através de um tipo de luz funcional foi a principal prioridade. Para o efeito, estudaram-se as técnicas de iluminação para selecionar a que melhor realçava os produtos. O resultado é uma luz direta, que proporciona o máximo conforto e eficiência. Para iluminar o ambiente, a equipa optou por colocar pontos de luz decorativos em locais estratégicos das diferentes divisões. O resultado final é a integração total das necessidades estéticas e funcionais exigidas.