Cinema São Jorge – Há 73 aos a projetar o futuro
O Cinema São Jorge. localizado na Avenida da Liberdade, é a grande Casa dos Festivais de Cinema em Lisboa. Anualmente, recebe: Kino – Mostra de Cinema de Expressão Alemã, PLAY – Festival Internacional de Cinema para a Infância, MONSTRA, Festa do Cinema Italiano, Festival Política, IndieLisboa, BoCA Bienal, Mental, Lisbon Motorcycle Film Fest, Outsiders, Motelx, Queer Lisboa, Festa do Cinema Francês e Doclisboa.
O Cinema foi inaugurado em 1950 e abriu com o filme “Os Sapatos Vermelhos”, de Michael Powell e Emeric Pressburger. O edifício, projetado pelo arquiteto Fernando Silva, venceu o Prémio Municipal de Arquitetura.
Inicialmente, era composto por uma sala única, com capacidade para quase 2000 lugares.
Em 1981, o interior do edifício sofreu obras profundas, com o objetivo de criar 3 salas. Na antiga Plateia nasceram 2 salas, Sala 2 e Sala 3. No antigo Balcão, nasceu a Sala Manoel de Oliveira, a maior em Lisboa.
Hoje, a Sala 2 tem capacidade para 150 lugares (+4 mobilidade reduzida), a Sala 3 tem 199 lugares (+4 mobilidade reduzida) e a Sala Manoel de Oliveira 827 lugares (+3 mobilidade reduzida).
O Cinema conta ainda com uma quarta Sala, chamada Rank, mais intimista e com uma capacidade de 21 lugares. Alegadamente, nesta Sala, censuravam-se filmes na época do Estado Novo
O Cinema, além dos Festivais, mantém alguma programação própria, com vários projetos em funcionamento, nomeadamente:
Créditos Finais: pretendem dar uma segunda vida a uma série de filmes que acabam de concluir as suas carreiras no circuito cinematográfico nacional. Num cenário intimista como o da Sala Rank, queremos programar sessões de fruição cinematográfica, de encontro com realizadores e, a espaços, de debate e pensamento. Sessões de partilha, como a Sétima Arte nos habituou.
Sessões Marsupiais: O projeto educativo Afim de Filmes programa estas sessões adaptadas à realidade dos recém pais. Muitas vezes a chegada de um bebé torna-se um caminho solitário para os cuidadores. Apesar de viverem momentos únicos, a sua vida social torna-se inexistente. Aqui propomos sessões de Cinema pensadas para mães e pais acompanhados dos seus bebés. Para além de verem um filme, é também uma oportunidade para troca de experiências.
Luzes, Telefone, Ação! | Oficina de Cinema: O Cinema é um lugar mágico. Mas também um lugar de aprendizagem. E de imaginação, ferramenta poderosa. É essa a ferramenta de que necessitamos para esta oficina, cujo propósito é fazer fitas – recriando de facto micronarrativas cinematográficas – e levá-las ao ecrã de cinema.
Visitas: Eis um cinema que é muitas outras coisas. Casa de filmes, mas também de concertos. De dramas de palco e de espetáculos de comédia. De encontros e de palestras. Ou seja, de muito blablablá de todo o género e feitio. Eis um cinema que também é feito de memórias e bastidores, elementos que queremos dar a conhecer.
Twitter: https://twitter.com/CinemaSaoJorge
Instagram: https://www.instagram.com/cinemasaojorge/
Facebook: https://www.facebook.com/SaoJorgeCinema