Associação Avenida ao lado da CRESCER no apoio a projetos de inclusão social

Associação Avenida ao lado da CRESCER no apoio a projetos de inclusão social

Quando associações, empresas, autarquias, fundações, ou cidadãos se unem para apoiar quem está na linha da frente no apoio às pessoas em situação de sem-abrigo, tornam-se parte ativa na melhoria das condições de vida de quem enfrenta diariamente a incerteza e a exclusão. Cada gesto, pequeno ou grande, contribui para transformar vidas e construir uma sociedade mais humana, onde ninguém é deixado para trás.

A Associação Avenida é movida por este espírito solidário que se estende também aos seus associados, em prol de ajudar quem mais precisa no âmbito das vulnerabilidades que se encontram na sua área geográfica. Tem um grupo de trabalho com esta missão, do qual faz parte a Associação CRESCER, reconhecida instituição de solidariedade social que dedica o seu trabalho diário ao apoio de pessoas em condição de sem-abrigo, respondendo a necessidades urgentes e acompanhando percursos de vida marcados por fragilidade, invisibilidade e desigualdade. O trabalho da CRESCER em prol de uma sociedade mais humanizada é notável!

Consciente de que a solidariedade coletiva é um pilar do bom funcionamento destas organizações, a Associação Avenida está focada em apoiar da forma mais prática possível, razão pela qual contribuiu com a doação de bens essenciais, destinados a dois dos principais projetos CRESCER. Ao É UM RESTAURANTE, foram oferecidos vários equipamentos – serviços de mesa, trens de cozinha e fardas – que permitem boa performance na cozinha e uma excelente apresentação. É neste restaurante, que se tornou já numa paragem obrigatória na Avenida da Liberdade, que vários beneficiários da CRESCER recomeçam uma nova vida de trabalho e inclusão. O segundo projeto, denominado É UMA CASA – Housing First, oferece habitação individual e apoio psicossocial a pessoas em situação de sem-abrigo crónico em Lisboa. Em 30 dessas casas estão hoje eletrodomésticos oferecidos pela Associação Avenida. Um pequeno gesto que contribui para uma habitação digna.

Recomeçar com uma nova rede de apoio

Fomos conhecer de perto os dois projetos e conversar com quem enfrentou a dura realidade de viver na rua durante cerca de um ano, privado das mais elementares condições básicas de vida. É um período muito sombrio que hoje olham como um passado recente. De olhos postos no futuro perguntámos a dois beneficiários o que tem significado o apoio da CRESCER, e não foi sem emoção que testemunhámos a vivência do momento presente, tão cheia de empenho e esperança. O trabalho da CRESCER assume um valor incalculável e reflete-se nas palavras do Rogério, e vai muito além da formação em restauração que lhe permite hoje ter um trabalho e a autonomia essencial à vida.

“Com a CRESCER muita coisa mudou na minha vida, também interiormente. A associação trouxe-me muitos amigos, estabilidade. Amigos… isso faz parte da vida. Para além do que tenho aprendido no curso, aprendi a ser mais responsável e principalmente a ser melhor pessoa do que eu era antigamente”.

Um dia de cada vez

Numa nova casa da periferia de Lisboa, Susana (nome fictício) marcada por um conjunto de acontecimentos inesperados e vários episódios de violência doméstica que a empurraram para a rua, encontrou finalmente no projeto É UMA CASA, o abrigo, apoio psicológico e a paz que tanto desejava. As suas palavras atropelam-se com o entusiasmo de sentir finalmente o conforto de viver numa casa.

“Este projeto para mim é inacreditável, é ótimo!! Conheci a Crescer na hora H. Se passasse mais um dia ou outro…. Quando cheguei aqui não via nada… não conseguia fixar-me em nada. Foi difícil. Mas Isto com uma terapia vai lá. Estou a reconstruir-me”.  O otimismo e a vontade de aprender são grandes aliados de Susana, a viver “um dia de cada vez”.

“Gosto muito de aprender sobre terapias alternativas. E tenho sempre esperança, sou muito otimista. Sou uma pessoa que invento uma festa com duas pessoas. Não há nada que não tenha remédio, só a morte é que não!

Um desejo para o futuro? Sinceramente, para mim o mais importante é ter saúde. Porque se eu tiver saúde, eu consigo fazer tudo. Muitas vezes tenho aquele receio de estar tão bem…, e de repente acontecer alguma situação. Mas isto tem a ver com a situação de me sentir feliz.

Casa pessoa apoiada pela CRESCER é acompanhada na sua especificidade com vista à recuperação de uma vida mais digna e capacitação para o trabalho. Um trabalho que vale muito a pena conhecer e apoiar em todas as suas vertentes.